do Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria no Brasil
Declarado de Utilidade Pública Federal - Decreto 08/03/62 publicado no D.O.U. em 01/05/62


NOSSA ESCOLA           

 Inspirado pelos princípios e práticas pedagógicas de Maria Montessori, Lubienska de Lenval e Pierre Faure s.j., existe em São Paulo, o Instituto Pedagógico Maria Montessori, com o objetivo de aplicar os princípios, normas e condições concretas de educação personalizada para uma sociedade consciente, participativa e justa.
            Irmã Maria Valentina, franciscana missionária de Maria (Izaltina de Lourdes Machado) com formação em faculdade de Filosofia e Pedagogia e estágios no exterior em instruções educacionais montessorianas, aplicou o Sistema na Casa da Infância - Ipiranga - de 1960 a 1972. A partir desta data o Instituto Pedagógico Maria Montessori, fundado em 1969, funcionou à Rua João Antonio de Oliveira, 59 - Mooca até 1997. Em 1998 transferiu-se para prédio próprio à Rua Marquês de Valença, 442/444 - Alto da Mooca - São Paulo - Capital, com excelente infra-estrutura para melhor atender às peculiaridades da educação montessoriana.
            Irmã Maria Valentina foi uma das precursoras da aplicação do Sistema Montessori no Brasil, tendo desenvolvido Cursos para Educadores no Sistema em várias de nossas Capitais. Presidiu três Congressos Nacionais de Educação Montessori (Em 1974, 1976 e 1979).
            Foi Presidente da AMB (Associação Montessori do Brasil) durante vários anos.
            Publicou o livro: "Educação Montessori: De um homem novo para um mundo novo", pela editora Pioneira divulgando sua experiência no campo educacional.

            Nossa Escola tem dado oportunidade para observação e estágio a estudantes de Pedagogia, Psicologia e outros cursos.

           O Instituto Pedagógico Maria Montessori vem desempenhando em todo esses anos um papel indispensável e constante no aprimoramento de uma educação adequada à realidade social de nossos dias, incentivando a milhares de profissionais a engajarem-se na mesma linha.
            O Instituto mantém uma escola de Aplicação por onde já passaram mais de 15.000 crianças, um Curso de Especialização que já formou mais de 10.000 educadores e um Centro de Estudos onde mais de 15.000 estagiários encontraram respostas para suas dúvidas educacionais.

         

            Integralmente e em suas práticas, a vida escolar em nossa Escola guarda uma íntima coerência com os princípios básicos do Sistema Montessori.

          

      

            Trata-se, nos detalhes, de Educação personalizada:
            A criança é recebida pessoalmente a cada dia, à entrada na Escola por uma educadora com toda cordialidade e respeito.
            Assim a criança dirige-se a sua sala de aula.
            A professora esta, a espera da criança, onde tudo foi cuidadosamente preparado para favorecer a atividade livre.

                        

            O Sistema Montessori objetiva o desenvolvimento integral da criança, num clima de liberdade, de responsabilidade e de autonomia, enfim, de permissividade sadia.
            Os conteúdos adotados em nossa escola seguem rigorosamente uma progressão continuada, abrangendo: Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

            A classe Infantil destina-se a criança de 3 a 5 anos de idade. Este agrupamento de crianças com idades diferentes, tem por objetivo favorecer a melhor socialização entre elas, uma vez que os menores imitam os maiores e os maiores ajudam os menores.
            Dentre as inúmeras atividades propostas pelo ambiente preparado, a classe Infantil propõe-se a favorecer o desenvolvimento e a coordenação motora global e fina, através de atividades, na manipulação de materiais sensoriais e de Vida Prática, que garantem um verdadeiro treino para o exercício dos músculos e coordenação de movimento. Estimulam a atenção e convidam à ação participativa.
            Neste ambiente programado busca-se preparar a "mente matemática", para a intuição de conceitos e exercícios tais como: pareamento, equivalências, gradação, através de manipulação e observação.
            Propõe-se também condições para que a criança perceba a dinamicidade de sua presença no mundo e que sua ação é um criar contínuo, adotando uma posição crítica em relação aos valores do grupo social.
            A autonomia dos movimentos também é trabalhada em aulas de Normalização, que são atividade que levam a criança a adquirir autocontrole, visa o equilíbrio físico, psíquico, rítmico e social, ou seja, o domínio de seu corpo, de forma consciente e harmoniosa.
            Como o Sistema Montessori admite a premissa que a educação se realiza em processo, através de períodos sensíveis, ou seja, estágios de desenvolvimento. O 1º Ano respeita rigorosamente a progressão continuada em todos os setores da formação humana, assim sendo, toda a experiência da criança vivida na Educação Infantil é considerada como marco inicial para o aprimoramento de processo psico-sensorio-motor e avanço na conquista da cultura, através de atividades programadas numa linha evolutiva, com materiais didáticos específicos, que favorecem a atividade livre, consciente e autocorretiva.
            Em todas as classes do Ensino Fundamental, as condições requeridas na prática do Sistema Montessori, que favorecem a atividade da criança, são plenamente oferecidas em nossas salas de aula: ambiente preparado, materiais didáticos específicos, desempenho adequado do educador.
            Na aplicação do Sistema Montessori constata-se a necessidade de respeitar o processo de aprendizagem; parte da indução de impressões, relações, em fenômenos de realidades significativas para a concepção de princípios, normas e regras, por intuição, operação chave de toda a aprendizagem da criança.
            Concomitantemente deve se favorecer o aprimoramento da criança como ser em relação: inicialmente da criança consigo mesma, e então, relação com a natureza, com o outro e com Deus.
            Na relação consigo mesma é fundamental que a criança viva consciente de uma auto-imagem de pessoa, ser consciente e livre. Um ser em processo, portanto, inacabado, e que se vê como tal, com toda sua dignidade.
            Esta auto-imagem sugere que o outro também está em processo, com todas as suas decorrências.
            Esta consideração favorece na sala de aula o clima de solidariedade, compreensão e ajuda mútua.
            O professor não é somente o educador em classe, mas cada criança tem oportunidade de ajudar, esclarecer o colega espontaneamente. Torna-se evidente a força do amor a ser cultivado pela criança em si, a criança com a natureza, a criança com o amigo e sobretudo com Deus, que tudo criou por amor.
            A avaliação do processo educativo se faz passo a passo, na participação da criança em atividades de classe, atividades extraclasse e também através de provas bimestrais.
            Os resultados observados no desenvolvimento da criança animam a Direção, a Equipe de Assessoramento, os Educadores e Funcionários a continuarem dedicados no esforço de aprimoramento do processo educativo, em vista de uma sociedade mais fraterna, solidária e feliz.


HORÁRIO ESCOLAR

        * Educação Infantil        MANHÃ: 7h45min às 11h50min

                                          TARDE: 13h às 17h

       

         * Ensino Fundamental    MANHÃ: 7h45min às 12h

                                          TARDE: 13h às 17h15min

    Nossa Escola disponibiliza também de horários complementares: Período Integral, Semi-Integral e Extensão de Horário.