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Maria Montessori
Maria Montessori

É considerada pelos pedagogos modernos uma das grandes inovadoras da pedagogia "centrada na criança".

Esta nova visão de educação basea-se no conceito de pessoa - "ser em relação". Genuinamente, a criança, ser inacabado, dotada de infinita riqueza potencial, de cujo desabrochar resulta o autocrescimento, é rica em potencialidades que, se desenvolvidas, farão surgir um "novo homem".

Seu trabalho, como educadora, começa a partir de um importante acontecimento. Como assistente da Clínica Psiquiátrica da Universidade de Roma, Dra. Montessori dedicou-se ao tratamento de crianças deficientes e defendeu a tese que, mais que um tratamento clínico essas crianças necessitariam para recuperação, de um atendimento pedagógico. A partir daí, baseada nos estudos de Itard e Séguin, médicos franceses, dá tal atendimento às crianças da Clínica, que estas conseguem resultados surpreendentes, igualando-se, nos exames oficiais para escolas públicas, às crianças normais. Este fato deixa a Dra. Montessori mais preocupada com a educação de crianças normais, pois, pelo nível de sua formação, vê que elas, obviamente, estavam sendo prejudicadas com os métodos de educação então vigentes.

É a partir dessa constatação que começa seu trabalho no campo educacional.

Oportunamente é convidada e aceita dirigir uma obra que seria então a primeira "Casa Dei Bambini", entidade criada no bairro operário de San Lorenzo, para atender a crianças de 3 a 6 anos, as quais, em virtude de seus pais trabalharem o dia todo, eram por isso descuidadas.

É nesse trabalho que, com sua formação e espírito científico, reúne observações de crianças em atividades espontâneas e delineia os princípios do sistema educacional que leva seu nome.

A partir da premissa de que a criança é capaz de autocrescimento, Dra. Maria Montessori propõe condições de educação que sinteticamente são:

- Ambiente preparado

- Dinâmica de convivência e atuação

- Preparação de educadores

O trabalho diuturno de observação da criança e posterior interferência nas condições do meio ambiente, sobretudo para favorecer a atividade da mesma, chegaram a constituir matéria publicada no livro "Pedagogia Científica". Foi a primeira obra de uma grande série publicada pela Dra. Maria Montessori, sempre no sentido de como melhor favorecer o desenvolvimento integral da criança.

"Ajude-me ó Deus, a penetrar no segredo da criança, a fim de que possamos conhecê-la, amá-la e serví-la, segundo a tua lei de justiça e segundo a tua divina vontade."